Divas
Os hábitos de Antônia são muitos e variados
Ainda que incluam a simpatia pública e a gargalhada estridente
A modalidade de riso — cabeça rotacionada de forma espontânea para trás
Boca escandalosa e bicos dos seios em riste farejando altivos toda situação —
Ocorreu de forma vibrante em duas grandes produções de sua vida
Uma, na encenação do primeiro de seus três casamentos
Quando Antônia brindou com a presença de muitos convidados
o arremate singelo de seus verdes anos
Depois de ter substituído o vestido de noiva pelo de festa,
Antônia desceu as escadas numa cena típica de E o Vento Levou
Saltando do último degrau para os braços do recém-empossado marido,
que girou com ela 360º
Suas mãos firmes engatadas às costas nuas de Antônia
Traziam ambas unhas limpas e suave camada de base
No dedo esquerdo, a aliança brilhava
Os homens da festa pensavam no uísque que serviriam logo mais
As mulheres, algumas, sonhavam com o buquê
Outras calculavam a base de corte do vestido e também havia as que lançavam um olhar misto de inveja e orgulho para a noiva
Por volta do grau 270º , a cabeça de Antônia ergueu-se pra trás
A boca se abriu de escandalosa felicidade
E assim que os pés tocaram o chão, ela foi surpreendida com um beijo digno de Gigliola e Mark, em Dio Come ti Amo
A segunda vez foi quando, depois de muita, muita engabelação mesmo —
E o galã do drama ter se mostrado um perfeito idiota fora das câmeras —
Antônia, já com a mesma angústia amarga e fatal nível Vivien Leigh,
dessa vez no papel de Blanche DuBois,
Decidiu que não suportaria mais um único dia dentro do
inferno sem chamas que era seu casamento
Farta de ser deixada pra escanteio, agarrou a mão e manga
que o rapaz da feira lhe entregou
Com aquele olhar ao mesmo tempo arrastado e tímido
Soube deixar entre os dedos do moço um bilhete: “Venha, às sete. Porta lateral, a que dá para a igrejinha”
As pernas em cruz abraçaram os quadris do moço de calças arreadas
A anatomia da bunda de Antônia coincidindo com as frutas rotundas
que o rapaz sopesava na feira
Ambas as nádegas fartavam às palmas e um precioso engenho de
entrada e saída, entrada e saída
Dando-se os dois gostosamente atrás da porta lateral (a da igrejinha)
Um feixe de luz lambendo em corte transversal queixo, boca, nariz e olho esquerdo dela
Quando ele raspou os pelos da barba no pescoço de Antônia
Cócegas escorreram garganta afora e ela derreou molemente a cabeça
A boca vermelhosa arreganhou-se, olhos cerrados com a franja dos cílios bem arrumada
Veio um vagido vivo de gozo e em seguida a risada, assim meio debochada de
Rita Hayworth no papel pelica de Gilda
Uma cena linda e muito reprisada no Cinema Solidão, sessão das seis
Antônia na janela do casarão fumando um cigarro acompanhada de um frisante — imitação nacional legítima do melhor Prosecco produzido em Veneto,
região nordeste da Itália
Se por ali passasse algum diretor fotográfico ficaria encantado com a luz e o enquadramento
Dos demais hábitos de Antônia, está o seu treino diante do espelho com o olhar fatal, não de Betty Davis, mas de Norma Desmond
Tentando de algum modo tomar conhecimento da figurante que se apossou de seu corpo
Essa criatura de pálpebras e papada caídas, bochechas flácidas
E um desmoronamento das carnes por baixo dos braços, coxas, seios e barriga
Antônia pensa que é preciso ficar em paz com essa outra mulher, convocá-la, animá-la
The show must goes on!
É com essa personagem que pretende interpretar as cenas mais decisivas de sua carreira
[Do livro Uma arma quente, inédito]
Tarot
Vou confessar, querida
Tenho isso de gostar dos loucos
Observo de longe o jeito que eles comem com os olhos
Com você foi assim
Esse esmalte vermelho sempre em dia
Esse passado colado no álbum com cantoneiras e papel vegetal
Quero a receita completa
Desde o suspense antes do desfecho da trama
O disparo, teu olho assustado pra câmera
Por trás da palavra pêssego corre um rio espesso
Mordo a palavra pêssego
E as comportas desabam — uma cidade inteira vem abaixo
Corremos, corremos para bem longe do set de filmagens
Vida real é um cão dormindo no silêncio da tarde de um domingo
[Do livro Instruções para morder a palavra pássaro. Telaranha, 2022]
enquanto leio maiakóvski num café
mais precisamente julho
o resto todo é impreciso
usar bem uma única bala
munição
aponta para o coração
o que me deixou assim?
o que te deixou assim?
vamos contar do início:
é fumaça na xícara de café
mas poderia
ser o rabo de um gato
as coisas que nos vêm à mão
o livro de hilda hilst:
com os meus olhos de cão
o dia inteiro andar com esse livro
marcar
rabiscar
parar pra respirar
(não se entra duas vezes no mesmo livro)
todo livro é rio lívido
subir à superfície
os cílios molhados
aliás, choveu quase todo o dia
mas no começo da noite
p a r o u
aqui, por favor: Lets get lost, Chet Baker,
volume baixo, cool jazz
pois não estou para alaridos
[Fragmento de Alquimista na chuva. Kotter, 2017]