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Divas

 

Os hábitos de Antônia são muitos e variados

Ainda que incluam a simpatia pública e a gargalhada estridente

A modalidade de riso — cabeça rotacionada de forma espontânea para trás

Boca escandalosa e bicos dos seios em riste farejando altivos toda situação —

Ocorreu de forma vibrante em duas grandes produções de sua vida

Uma, na encenação do primeiro de seus três casamentos

Quando Antônia brindou com a presença de muitos convidados

o arremate singelo de seus verdes anos

Depois de ter substituído o vestido de noiva pelo de festa,

Antônia desceu as escadas numa cena típica de E o Vento Levou

Saltando do último degrau para os braços do recém-empossado marido,

que girou com ela 360º

Suas mãos firmes engatadas às costas nuas de Antônia

Traziam ambas unhas limpas e suave camada de base

No dedo esquerdo, a aliança brilhava

Os homens da festa pensavam no uísque que serviriam logo mais

As mulheres, algumas, sonhavam com o buquê

Outras calculavam a base de corte do vestido e também havia as que lançavam um olhar misto de inveja e orgulho para a noiva

Por volta do grau 270º , a cabeça de Antônia ergueu-se pra trás

A boca se abriu de escandalosa felicidade

E assim que os pés tocaram o chão, ela foi surpreendida com um beijo digno de Gigliola e Mark, em Dio Come ti Amo

A segunda vez foi quando, depois de muita, muita engabelação mesmo —

E o galã do drama ter se mostrado um perfeito idiota fora das câmeras —

Antônia, já com a mesma angústia amarga e fatal nível Vivien Leigh,

dessa vez no papel de Blanche DuBois,

Decidiu que não suportaria mais um único dia dentro do

inferno sem chamas que era seu casamento

Farta de ser deixada pra escanteio, agarrou a mão e manga

que o rapaz da feira lhe entregou

Com aquele olhar ao mesmo tempo arrastado e tímido

Soube deixar entre os dedos do moço um bilhete: “Venha, às sete. Porta lateral, a que dá para  a igrejinha”

As pernas em cruz abraçaram os quadris do moço de calças arreadas

A anatomia da bunda de Antônia coincidindo com as frutas rotundas

que o rapaz sopesava na feira

Ambas as nádegas fartavam às palmas e um precioso engenho de

entrada e saída, entrada e saída

Dando-se os dois gostosamente atrás da porta lateral (a da igrejinha)

Um feixe de luz lambendo em corte transversal queixo, boca, nariz e olho esquerdo dela

Quando ele raspou os pelos da barba no pescoço de Antônia

Cócegas escorreram garganta afora e ela derreou molemente a cabeça

A boca vermelhosa arreganhou-se, olhos cerrados com a franja dos cílios bem arrumada

Veio um vagido vivo de gozo e em seguida a risada, assim meio debochada de

Rita Hayworth no papel pelica de Gilda

Uma cena linda e muito reprisada no Cinema Solidão, sessão das seis

Antônia na janela do casarão fumando um cigarro acompanhada de um frisante — imitação nacional legítima do melhor Prosecco produzido em Veneto,

região nordeste da Itália

Se por ali passasse algum diretor fotográfico ficaria encantado com a luz e o enquadramento

Dos demais hábitos de Antônia, está o seu treino diante do espelho com o olhar fatal, não de Betty Davis, mas de Norma Desmond

Tentando de algum modo tomar conhecimento da figurante que se apossou de seu corpo

Essa criatura de pálpebras e papada caídas, bochechas flácidas

E um desmoronamento das carnes por baixo dos braços, coxas, seios e barriga

Antônia pensa que é preciso ficar em paz com essa outra mulher, convocá-la, animá-la

The show must goes on!

É com essa personagem que pretende interpretar as cenas mais decisivas de sua carreira

 

[Do livro Uma arma quente, inédito]

 

Tarot

 

Vou confessar, querida

Tenho isso de gostar dos loucos

Observo de longe o jeito que eles comem com os olhos

Com você foi assim

Esse esmalte vermelho sempre em dia

Esse passado colado no álbum com cantoneiras e papel vegetal

Quero a receita completa

Desde o suspense antes do desfecho da trama

O disparo, teu olho assustado pra câmera

Por trás da palavra pêssego corre um rio espesso

Mordo a palavra pêssego

E as comportas desabam — uma cidade inteira vem abaixo

Corremos, corremos para bem longe do set de filmagens

Vida real é um cão dormindo no silêncio da tarde de um domingo

[Do livro Instruções para morder a palavra pássaro. Telaranha, 2022]

 

 

enquanto leio maiakóvski num café

 

mais precisamente julho

o resto todo é impreciso

usar bem uma única bala

munição

aponta para o coração

o que me deixou assim?

o que te deixou assim?

vamos contar do início:

é fumaça na xícara de café

mas poderia

ser o rabo de um gato

as coisas que nos vêm à mão

o livro de hilda hilst:

com os meus olhos de cão

o dia inteiro andar com esse livro

marcar

rabiscar

parar pra respirar

(não se entra duas vezes no mesmo livro)

todo livro é rio lívido

subir à superfície

os cílios molhados

aliás, choveu quase todo o dia

mas no começo da noite

p      a      r       o      u

aqui, por favor: Lets get lost, Chet Baker,
volume baixo, cool jazz
pois não estou para alaridos

 

[Fragmento de Alquimista na chuva. Kotter, 2017]

 

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