Livro com poemas inéditos da escritora Assionara Souza (1969-2018) acaba de ser publicado pela Editora Telaranha: Instruções para Morder a Palavra Pássaro. O lançamento teve lugar no Wonka Bar, em Curitiba, no dia 05 de abril deste ano de 2022, acompanhado de leitura de textos. Trata-se da primeira publicação desta nova casa editorial curitibana, idealizada e dirigida por Bárbara Tanaka e Guilherme Conde Moura Pereira.
O manuscrito original havia sido confiado à amiga e poeta Silvana Guimarães, editora da Germina — Revista de Literatura e Arte. A publicação de material até então inédito vem ampliar o legado da escritora no âmbito da poesia. Assionara Souza publicou quatro títulos de contos e lançou apenas um único volume dentro do gênero, Alquimista na Chuva, em 2017, o último trabalho a vir à luz ainda em vida.
7 poemas de Instruções para morder a palavra pássaro, de Assionara Souza, por Marcelo Sandmann
Fotos do lançamento de Instruções para morder a palavra pássaro, por Decio Romano
[Bárbara Tanaka]
[Luci Collin]
[Bárbara Tanaka, Anna Clara Bordinião e Letícia Clemente]
[Julia Raiz]
[Andréia Carvalho Gavita e Julia Raiz]
[Ieda Godoy]
[Cristiane Nienkötter]
[Ricardo Pozzo]
[Convidados assistem ao vídeo de Ana Marie recitando um poema da tia, Assionara Souza, feito para ela]
[Luci Collin lê um poema de Assionara Souza,
em vídeo gentilmente cedido por Jéssica Iancoski]
///
Em 21 de maio de 2022 [quatro anos sem Assionara Souza], Bárbara Tanaka escreveu um relato sobre a sua amizade com a Nara e os bastidores da edição do livro póstumo Instruções para morder a palavra pássaro, primeira publicação da Telaranha Edições. Também foi publicado um depoimento inédito, resultado de uma entrevista que Bárbara fez com a autora em 2015.
Uma carta a Nara, por Bárbara Tanaka
///
[Poesia Prato do Dia: Muito Prazer, Assionara Souza, por Cesar Cardoso]